sexta-feira, 31 de julho de 2009

O ADVENTO DO BUDA MAITREYA





O ADVENTO DO BUDA MAITREYA:
"O Amor"

["No ensinamento dos cinco Buddhas terrestres, já presente no Hinayana mas desenvolvido completamente primeiro pelo Mahayana, Ele é a incorporação de todo amor. É esperado que ele entre no futuro como o Quinto e Último dos Buddhas terrestres. O culto de Maitreya é muito grande no Budismo Tibetano. O Seu Céu (Terra Pura) é Tushita ("a jovial") pelo que o santo Tibetano Tsonghkapa nomeou o primeiro monastério que ele fundou. É esperado que Maitreya apareça ao redor de 30.000 anos no por vir, como o Mestre mundial. Ele é descrito iconograficamente em um assento elevado, com os pés descansando no chão como um sinal da sua prontidão surgida do assento dele e ao aparecer no mundo. Se os cinco Buddhas terrestres (Krakuchchanda, Kanakamuni, Kashyapa, Shakyamuni e Maitreya) são vistos como análogos às cinco famílias de Buddha (buddhakula), então as qualidades de Maitreya correspondem aos da família de karma da sabedoria toda-realizada". de "A Enciclopédia de Filosofia e Religião Oriental"]

--------------------------------------------------------------------------------

Uma Breve História de Maitreya
pelo Venerável
Lama Thubten Yeshe
Ensinamento dado no Maitreya Institut, Holanda, em setembro de 1981.



Incontáveis Aeons atrás, Maitreya, enquanto fazia muitos oferecimentos, fez os votos de bodhisattva do Tathagata do Grande Poder (Tub chen), na presença de muitos outros Buddhas. Naquele momento em diante ele [prometeu] guiar os seres incontáveis sensíveis ao longo do caminho dos três treinamentos mais altos (disciplina, concentração e sabedoria) conduzindo-os assim pelos três veículos (shravaka, pratyekabuddha e bodhisattva) para a iluminação.


Enquanto praticava como um bodhisattva, ele se especializou na meditação do grande amor. Ele não só ensinou este caminho a outros, mas meditou continuamente nisto. Ele estacionava freqüentemente nos portões de uma cidade e contemplava em bondade. Tão poderosa era a sua meditação que as pessoas vindo e passando pelos portões, se elas passassem perto bastante para tocar os pés dele, elas recebiam a realização do grande amor. Isto grandemente agradou a todos os grandes seres das dez direções. Os Tathagatas [budas] se alegraram com as ações dele e predisseram isso: que nas vidas futuras dele, como um Bodhisattva e como um Buddha, ele seria conhecido com o nome de "Amor " (Maitreya = Jhampa). Isto é como ele recebeu o seu nome.


Em uma vida ele nasceu como um dos mil filhos de um grande rei. Este rei quis saber em que ordem os filhos dele seriam iluminados, assim ele pôs todos seus nomes em uma tigela, então tirou os nomes um por um da tigela. O nome de Maitreya era o quinto e o do Buddha daquela idade, o Tathagata Conhecimento Ilimitado predisse que ele seria o quinto Buddha da era presente, assim como Shakyamuni seria o quarto.


Eventualmente, Maitreya avançou por todos os níveis de desenvolvimento espiritual. Ele alcançou o décimo grau de um bodhisattva, a fase mais alta, e depois se tornou um Buddha completamente iluminado. Tendo alcançado este nível de perfeição extrema, ele se manifestou em muitos aspectos diferentes em campos de Buddha incontáveis, e no momento o domicílio particular dele é a Terra Pura de Tushita. Lá ele dá ensinamentos de mahayana a incontáveis discípulos bodhisattva avançados, e foi em Tushita que ele ensinou os cinco textos famosos dele ao grande arya que é Asanga. Maitreya também deu muitos outros ensinamentos conforme as necessidades de discípulos diferentes. Ao longo das dez direções do espaço, ele se parece como mestres espirituais incontáveis, conduzindo os seres inumeráveis assim ao longo do caminho para Plena Iluminação.


Eventualmente tempo virá para Maitreya aparecer como o quinto Buddha universal desta idade mundial e virar a roda de dharma para o benefício de todos. Isto entrará da maneira seguinte: No futuro, por causa do crescimento da ilusão, se degenerarão os seres que moram neste mundo. O seu tempo de vida diminuirá e se encherão de muito sofrimento. Quando a probabilidade de vida humana encurtar para só dez anos, Maitreya se manifestará na forma de um grande líder espiritual e demonstrará o caminho da virtude. Ele espalhará os ensinamentos particularmente em bondade e, como resultado, a fortuna dos seres neste mundo começará a mudar. Como eles deixam as suas atitudes iludidas e prejudiciais gradualmente, as suas vidas aumentarão. Depois de muitas idades a probabilidade de vida dos humanos aumentará enormemente e então lentamente diminuirá novamente até que será aproximadamente de cem anos. De acordo com a profecia de todos os Buddhas e da própria promessa dele, este será o tempo quando Maitreya Buddha aparecerá neste mundo como um professor universal.


O pai dele será chamado o Brahmin da Grande Compaixão e a mãe dele A Jovem-Bela. Maitreya nascerá ao lado dela quando ela se levantar em um jardim da floresta, e a grande família do Indra celestial receberá o buddha nascido de novo com grande devoção. Imediatamente o bebê Maitreya dará sete passos em cada das quatro direções, e em cada mancha que ele colocar os pés dele, um tesouro de flor de lotos aparecerá. Então ele declarará, " eu sou o salvador não superado do mundo e vim para liberar todos os seres do sofrimento. Este será meu último renascimento; não haverá nenhuma reencarnação adicional para mim ". Ao ouvir isto, todos os seres elevados e espíritos do mundo se alegrarão, executando muitos atos de purificação e apresentando oferecimentos magníficos a ele. O pai orgulhoso dele o levará então ao redor da cidade de forma que os cidadãos também poderão alegrar-se com o tesouro novo. Deusas bonitas lhe oferecerão flores e as grandes salvas predirão que naquela mesma vida ele se tornará um Buddha completamente iluminado.


Depois disso, ele seguirá a vida de um príncipe real. Quando o tempo vier para ele ser educado, Maitreya será o melhor de quatro mil e oitenta estudantes e quando estiver na hora para se casar, Maitreya terá muitas esposas com quem ele viverá por muitos anos. Então um grande festival religioso de Brahmins acontecerá no reino dele. Durante este festival, demonstrará Maitreya que ele veio perceber a natureza impermanente dos fenômenos e, vendo os exemplos de monges ascéticos, declarará a renúncia dele da existência cíclica e a intenção dele para deixar os ambientes reais dele e seguir o modo religioso de vida. Esta decisão chocará assim grandemente os que estiverem ao redor dele e o palácio inteiro e todas suas esposas voarão para cima do espaço.


Depois disso, tendo feito sua decisão para abandonar o modo real de vida, Maitreya partirá para a floresta. Todos os seres celestiais e santos se alegrarão com a resolução dele e oferecerão orações para o sucesso dele, protegendo-o e o venerando. Seguindo o exemplo dele, muitos das esposas dele e mil e quarenta acompanhantes dele junto com numerosos moradores da cidade seguirão depois dele em grande devoção e também tomarão ordenação como religiosos.


Durante sete dias, Maitreya seguirá o modo ascético de vida, contendo-se de toda a comida e bebida. Então ao surgir de um estado de concentração meditativa profunda, Maitreya receberá uma tigela de leite de uma esposa dele. Refrescado por isto, ele assumirá a postura de diamante de pernas cruzadas e fará a determinação firme de subir em meditação até que a iluminação seja alcançada. Aquela noite ele derrotará todas as interferências demoníacas e forças negativas (mara) e no meio da noite entrará em estado de absorção profunda. Finalmente, com o sol nascente na manhã seguinte, Maitreya diante da realidade alcançará iluminação plena de muitas idades e demonstrará isto por causa dos discípulos afortunados dele o conseguimento complete da Buddhahood perfeita. Então, da mesma maneira como todos os Buddhas do passado, presente e futuro, Maitreya conduzirá os seres incontáveis para fora do sofrimento e ao longo do caminho para a iluminação espiritual.


Durante sete dias depois da demonstração dele de iluminação, Maitraya permanecerá em silêncio, observando os discípulos futuros dele. Então Indra, o rei dos seres celestiais, apresentará uma roda dourada e os objetos universalmente bonitos dos cinco sentidos, lhe pedindo que vire a roda do dharma para o benefício de todos. Com respeito a este pedido, Maitreya ensinará as quatro verdades nobres e assim conduzirá muitos milhões de discípulos à liberação.


Durante a longa carreira pedagógica dele, Maitreya virará a roda de grandes ensinamentos três vezes e cada tempo multidões incontáveis de discípulos virão escutar. Estes ensinamentos serão eventos enormes que não só atraem os discípulos meramente humanos, nascidos na terra, mas muitos seres celestiais, dakas, dakinis e seres de outros reinos. Muitos desses ajuntados para receber estes ensinamentos se tornarão arhats imediatamente, bodhisattvas e Buddhas completamente iluminados. Pelo poder do corpo santo dele, fala e mente, conduzirá Maitreya e satisfará a todos esses ajuntados de acordo com as necessidades individuais deles/delas e suas capacidades. A alguns ele dará instruções de hinayana, a outros ele dará mahayana. Deste modo, ele conduzirá os discípulos incontáveis pelos três veículos para liberação e iluminação.




De Maitreya por Lama Thubten Yeshe
Um comentário do Kriyatantra de Maitreya
dado em Maitreya Institut, Holanda em setembro, de 1981.
(C) Wisdom Publications, 1985.

2 comentários:

  1. Maravilhosa profecia! Agora, Maitreya, após ter girado a Grande Roda da Lei pela primeira vez, zela pela Via Única somente na intenção de conduzir todos os seres viventes a suprema iluminação. Os meios hábeis vieram do coração da doutrina da Rainha da floresta e a Lei será em pregada em maravilhosos e encantados dharanis. Exatamente como está escrito!

    ResponderExcluir
  2. No momento atual é absolutamente necessário informações confiáveis acerca do Buddha Maitreya bem como de Shamballa, para que os budistas - e as pessoas inereressadas, em geral -, não caiam em desvios, contrafacções, invencionices nem engodos. Em relação a Shamballa, os artigos de Alexander Berzin constituem-se num esforço louvável e numa solução. Quanto mais informações fundamentadas na documentação budista e em fontes budistas idôneas como Thubten Yeshe nós tivermos, melhor para os budistas e os demais...

    ResponderExcluir