sexta-feira, 31 de julho de 2009

O benefício das estátuas e estupas



O benefício das estátuas e estupas
(Resumo do Sutra Pedido pelo Rei Sagyal)



O mérito recebido por fazer um objeto sagrado está diretamente em relação ao número de átomos pelo qual o Objeto Sagrado é constituído. Os seres humanos que constroem um objeto sagrado irão definitivamente alcançar a posição e o poder de um rei num reino de devas ou de humanos; conseguirão a concentração perfeita dos reinos da forma e sem-forma; e finalmente alcançarão o estado de iluminação no qual não experimentarão o sofrimento do nascimento, da velhice e assim por diante. Mesmo uma criança fazendo um desses objetos sagrados de brinquedo tem a semente da iluminação colocada no seu contínuo mental.
Tendo completada a Paramita da Prece, a pessoa se torna significativa contemplação (ou seja, se outra pessoa a toca, vê, ouve ou se lembra dela). Isso constitue o mais elevado método de conseguir a Concentração da Compreensão do Estado da Prece.
Manjushri perguntou ao Buddha - o Completo, o Destruidor que foi Além: "Presentemente o único Objeto de Oferecimento para todos os seres sencientes é você, o Buddha. Depois que você se for para o estado de não-sofrimento o que podemos fazer? Por favor nos aconselhe".
E o Buddha respondeu: "Fazendo oferecimentos para mim agora e fazendo oferecimentos à minha estátua no futuro será de igual mérito, não haverá a mais leve diferença. O fruto do resultado será o mesmo. Isto é devido ao poder da bênção do Buddha, que os seres comuns não podem compreender".
Dizem os Ensinamentos que os seres sencientes que atualmente não têm a fortuna de ver o Buddha necessitam de Objetos Sagrados do Corpo, Voz e Mente (estátuas, escrituras, estupas etc.). Isto se torna o campo objetivo de acumulação de mérito. A existência, o desenvolvimento e a disseminação dos Ensinamentos do Buddha dependem desses Objetos Sagrados
daqueles que foram para a Bênção ou Buddhas. Toda paz, felicidade e sucesso para si próprio ou para os outros, temporaria e definitivamente, é recebida na conseqüência desses Sagrados Objetos.
Também se diz nos Ensinamentos que enquanto esses Objetos Sagrados existirem existirá o Ensinamento e continuamente se disseminará; os seres migratórios serão atraídos pelos Ensinamentos e serão capazes de purificar os carmas negativos e as obscuridades e completar as acumulações de mérito. Quem quer que beneficia, faz ou constrói esses Sagrados Objetos atingirá um reino puro no próximo renascimento e o lugar, o meio-ambiente e a nação onde se localiza este Sagrado Objeto é abençoada.
É signo e símbolo de sucesso. O serviço para o Ensinamento de construir e criar um Sagrado Objeto é o completo e sublime método que realizará com sucesso nossas aspirações.
No Tantra raiz de Chakrasamvara [tibetano: Dechog Domchung] é dito que o principiante das práticas tântricas deve fazer Sagradas Estátuas e assim por diante. Se isso se fizer, o praticante rapidamente atingirá grandes realizações.
[Este texto se encontra num folder da FPMT intitulado The Maitreya project sobre a construção da estátua do Buddha Maitreya em Bodhgaya, Índia. Qualquer doação para este projeto pode ser feita escrevendo para FTMP Maitreya Project, PO Box 1778, Soquel, Ca 95073, USA. Phone (408) 4768435, ou por email: http://www.ftmp.org/]

Nenhum comentário:

Postar um comentário