sexta-feira, 31 de julho de 2009

A FALA DE LEÃO DE MANJUSHRI

THE LION SPEECH OF MANJUSHRI

A FALA DE LEÃO DE MANJUSHRI
Aqui está a sadhana de Manjushri,
Dispersando a Escuridão da Ignorância,
o qual o Sábio e Realizado,Raga Ase,
concedeu a Lama Pema Trinley.

Homenagem!
Para Lama Manjushri, incorporação das Três Jóias,
Em quem eu constantemente, e a toda hora, tomo refúgio.
Para o benefício dos seres, realizarei eu o
Conquistador, Esplendor Suave.
Do estado de vacuidade, um loto e lua
Apoiado por um leão azul; nele, uma letra DHI
Brilhos saem da luz que realiza os dois benefícios e é rejuntada para atrás
Por meio de que eu me torno que Manjushri, vermelho, uma face,
Sentado de pernas cruzadas, segurando um volume e espada.
De Bhrum no centro de meu coração - uma roda de quatro pontas vermelha (aparece).
Nissa, uma espada de quatro polegadas cercada pelo mantra.
Do HRI na frente, Deusa azul Yang Chen de pé, Segurando em suas mãos um volume e
espada.
Ambos são adornados com jóias múltiplas e sedas.
No centro do coração do cônjuge, em um loto de quatro pétalas,
Está uma espada marcada com HRI e cercada pelo mantra.
(Os seres de) Sabedoria assemelhando-se a mim são convidados e se dissolvem em mim.
Ambos são adornados com jóias múltiplas e sedas.
No centro do coração do cônjuge, em um loto de quatro pétalas,
Está uma espada marcada com HRI e cercada pelo mantra.
De meu coração, brilhos claros saem por meio de que
Tudo: a sabedoria de buddhas, bodhisattvas e panditas,
Como também toda a sabedoria dos Ouvintes, Os auto-realizados e os seres ordinários
É totalmente reunida e em luz se dissolve em minha coroa.
Todos os Ensinamentos do Tripitaka e das quatro classes de Tantra
Combinados se derretem em minha garganta.
A quintessência dos quatro elementos, o sol. lua e jóias
Juntam-se e se derretem no centro de meu coração.

OM HRI DHI MA MEY DI PAM MANJU
SHRI MUM HRI PRAJNA WARDHANI HRI
DHI SVA HA

Deusas de Oferecimento emanam de mim.
Emitindo para encher o céu adiante, elas oferecem à deidade
Os prazeres dos cinco sentido, os sete oferecimentos,
Os oito emblemas auspiciosos, os sete artigos de realeza,
Monte Meru, os quatro continentes e toda a riqueza imaginária de deuses e homens.
Estes, eu ofereço ao Senhor Manjushri e à Senhora dele.
Depressa conceda em mim o desobstruído
conhecimento onisciente
Da Doutrina e comentários na sua totalidade.
Em um assento de loto em um leão,
Voz-Gentil filho dos Vitoriosos, de coloração Vermelha, segurando volume e espada;

Homenagem para o Leão da Fala!

Em um sol, lua e lótus se sentam,
O Cônjuge que dá nascimento de todos os buddhas,
Azul-colorido, segurando volume e espada
Senhora melodiosa, eu me curvo a você!

Assim, é importante cultivar o yidam continuamente, enquanto recita o mantra pelo menos algumas centenas de vezes dentro da prática diária. Os benefícios disto, no raiz-tantra, são:

21 rosário-contas de mantra aumentam memória cem vezes;
1.000 recitações faz um perito em todos os idiomas;
10.000 recitações permitem a pessoa a memorizar cinco—mil versos brincando.
A pessoa pode compor comentários que explicam a Doutrina budista e entender, sem impedimento, toda a prosa. Conhecimento super surge e, no futuro, a pessoa alcançará exaltação nos bhumis. Se a pessoa possuir a pura conexão de carma residual, a sadhana será realizada em um dia. Se a pessoa for comum, a sadhana será percebida em dois dias. Até mesmo se não há nenhum carma residual, a sadhana será realizada praticando isto durante três dias.

Se a pessoa sonhar com um sol nascente ou lua, colhendo flores, arando um campo, bebendo tinta, experimentando alegria, leitura e composições de escrita, ou achando textos ou símbolos, não têm nenhuma dúvida de que a sabedoria aumentará. Esta é a declaração do Pandita indiano, Karmashila.
Um homem ancião num país da Índia, de 99 anos de idade que nem mesmo sabia o alfabeto, praticou e conheceu Manjushri em um único dia. Ele se tornou um estudante qualificado, com compreensão desimpedida das cinco ciências. Até mesmo o seu corpo dele recuperou uma mocidade oito anos de idade.
Único pai, Dampa (Sangye), o suplicou e gradualmente esta tradição foi incorporada dentro do trabalho do 9º Karmapa, Wangchuk Dorje, intitulou, "O conhecimento que de tudo liberta".

Dentre todas as sadhanas de Manjushri, esta prática é incomparável. No passado eu criei pílulas pela acumulação de conhecimento desta prática, por meio de que, a maioria dos que as consumiu, ficou instruida. Por isso este caminho é a deidade de yidam do filho de meu coração, Pema Trinley.

Por qualquer acumulação da recitação deste mantra, será aprendido a pessoa e qualificado. Conhecido como um "Gemo Lama", a pessoa se tornará um Detentor da Doutrina capaz servir os seres.
Na sucessão de todas as vidas, tendo alcançado uma memória infalível (por) esta virtude, possa ele se tornar o Leão de Fala, ele, inigualável em composição, debate e elucidação.

Traduzido por S. Lhamo, 5, january, 1995.

Monastério Ka-Nying Shedrup Ling
Kathmandu, Nepal.
[Trad. R. Samuel]




THE LION SPEECH OF MANJUSHRI
Here is the Manjushri sadhana, 
Dispelling the Darkness of Ignorance, 
which the 
Learned and Accornplished One,Raga Ase, 
bestowed on Lama Pema Trinley.

Homage!
To Lama Manjushri, embodiment of the Three Jewels,
In whom I constantly, and at all times, take refuge.
For the benefit of beings, I will accomplish the
Conqueror, Gentle Splendor.
From the state of emptiness, a lotus and moon
Uphold a blue lion; upon him, a letter DHI
Shines out light that accomplishes the two benefits and is gathered back
Whereby I become Manjushri, red, one-faced, 
Seated cross-legged, holding a volume and sword.
From Bhrum in my heard-center, a red four spooked wheel (appears.)
Upon that, a four-inch sword surrounded by the mantra.
From the HRI in front, blue Goddess Yang Chen Is standing, holding in her hands a volume and sword.
Both are adorned with manifold jewels and silks.
In the heart-center of the consort, upon a fourpefalled lotus,
Is a sword marked with HRI and surrounded by the mantra.
Wisdom (beings) resembling myself are invited and dissolve into me.
Both are adorned with manifold jewels and silks.
In the heart-center of the consort, upon a four pedaled lotus,
Is a sword marked with HRI and surrounded by the mantra.
Wisdom (beings) resembling myself are invited and dissolve into me.
From my heart, light shines forth whereby
All the wisdom of the buddhas, bodhisattvas and panditas,
As well as all the wisdom of the Listeners, Self realized Ones and ordinary beings
Is totally gathered up, and the light dissolves into my crown.
All the Teachings of the Tripitaka and the four classes of Tantra
Combine and melt into my throat.
The quintessence of the four elements, the sun. moon and jewels
Mingle and melt into my heart-center.

OM HRI DHI MA MEY DI PAM MANJU
SHRI MUM HRI PRAJNA WARDHANI HRI
DHI SVA HA

Offering-goddesses emanate from myself.
Issuing forth to fill the sky, they offer to the deity
The five sense pleasures, the seven offerings
The eight auspicious emblems, the seven articles of royalty,
Mount Meru, the four continents and all the imaginary wealth of gods and men.
These, I offer to Lord Manjushri and his Lady. 
Quickly bestow upon me the unobstructed
omniscient knowledge
Of the Doctrine and commentaries in their entirety.
Upon a lotus seat on a lion, Gentle-voiced son of the Victorious Ones, Red-hued, holding volume and sword;

Homage to the Lion of Speech!

Upon a sun, moon and ltus seat,
Consort who gives birth t all buddhas,
Blue-colored, holding volume and sword
Melodious Lady, I bow to you!

Thus, it is important to cultivate the yidam continuously, reciting the mantra at least a few hundred times within the daily practice. the benefits of this, from the root-tantra, are:

21 rosary-beads of mantra enhances memory one hundred-fold;
1.000 recitation makes one adept in all languages;
10.000 recitations enables one to memorize five— thousand verses dally. 
One is able to compose commentaries explaining the Buddhist Doctrine and understand, unimpedely, all prose. Super knowledge arises and, in the future, one will achieve exaltedness on the bhumis. If one possesses the pure residual karmic connection, the sadhana will be accomplished in one day. if one is average, the sadhana will be realized in two days. Even there is no residual karma, the sadhana will be accomplished by practicing it for three days.

If one dreams of a rising sun or moon, picking flowers, plowing a field, drinking ink, experiencing joy, reading and writing compositions, or finding texts or symbols, have no doubt that wisdom will increase. This is the declaration of the Indian Pandita, Karmashila.

An elderly man in the country of India, 99 years of age, who did not even know the alphabet, practiced and met Manjushri in a single day. He became a skilled scholar, understanding, unimpedely, the five sciences. Even his body became that of an eight year old youth. Only father, Dampa (Sangye), supplicated him and gradually this tradition was incorporated within the 9th Karmapa, Wangchuk Dorje’s, work entitled, Knowing One Frees All.

Among all the Manjushri sadhanas, this practice is unparallel. Through the accumulation of knowledge from this practice, in the past I have created pills whereby, most who consumed them, became learned. Therefore, this path is the yidam deity of my heart-son, Pema Trinley.

Through any accumulation of recitation of this mantra, one will become learned and qualified. Known as a so-called ‘Gemo Lama,’ one will become a Doctrine-holder able to serve beings.
In all successive lives, having achieved an infallible memory (through) this virtue, may one become the Lion of Speech, himself, unequalled in composition, debate and elucidation.

Traslated by S. Lhamo, 5, january, 1995

Ka-Nying Shedrup Ling Monastery

Kathmandu, Nepal

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