quinta-feira, 30 de julho de 2009

AS TRINTA E SETE PRATICAS DOS FILHOS DOS VENCEDORES




AS TRINTA E SETE PRATICAS DOS FILHOS DOS VENCEDORES

(Na foto, o 13 Dalai Lama)

PREFÁCIO



Thogs med bzang po (1245—1369) era discípulo do grande Buston Rinpotche e um dos principais mestres de Nam mkhadpal bzang po, eminente praticante do Tantra Kalachakra.
“As Trinta e Sete Práticas dos Filhos dos Vencedores” apresenta os vastos e profundos aspectos de conduta para os que aspiram as qualidades búdicas, contidas nas seis Perfeições ou Transcendências: Generosidade, Ética, Paciência, Perseverança, Meditação e Sabedoria. O caráter transitório de todas as coisas, a morte, a insatisfação característica da existência cíclica e a maioria dos temas essenciais a prática búdica são igualmente tratados.
NAMO LOKESHVARA
Ininterruptamente, em ardorosa homenagem de corpo, palavra e mente, inclino-me diante dos Mestres supremos e do Protetor Avalokiteshvara, que, cientes de que nada tem ida ou volta(1), traba¬lham exclusivamente para o bem de todos os seres.
Os Perfeitos Budas, fonte de todo o bem e de toda a felicidade, surgem da realização da Santa Doutrina. Como isto procede do conhecimento do seu exercício, passo a explicar as praticas dos Filhos dos Vencedores.

1. O PRECIOSO CORPO HUMANO

No momento presente alcancei uma existência humana livre e qualificada, um receptáculo difícil de alcançar.
A fim de que ele e os demais atravessem o oceano da existência cíclica,
O Filho dos Vencedores estuda, reflete e medita
Incessantemente, de noite e de dia.

2. DEIXANDO O PAIS NATAL

Para com os nossos entes queridos, o desejo e o apego agitam-se
como ondas;
Frente ao inimigo, a aversão, tal como o fogo, se inflama,
E a obscuridade da ignorância confunde o que deve ser rejeitado
com o que deve ser realizado.
O Filho dos Vencedores abandona sua terra natal.

3. ISOLAMENTO

Ao afastar-se de um ambiente desfavorável
As distorções se reduzem;
Na ausência da distração surge, espontaneamente, a conduta virtuosa,
E da mente clara nasce o conhecimento correto da Doutrina.
O Filho dos Vencedores retorna ao isolamento.

4. A IMPERMANËNCIA

Os amigos, há muito unidos, separam-se,
Os bens adquiridos com sacrifícios são abandonados,
E a consciência, esta convidada, abandona (na morte) a morada do
Corpo.
O Filho dos Vencedores renuncia a esta vida.

5. AS INFLUÊNCIAS DISPERSANTES

Estudo, reflexão e meditação se dissipam
Na companhia daqueles que multiplicam os três venenos;
O Filho dos Vencedores se afasta dos maus amigos
Que o tornam sem amor e sem compaixão.
6. O AMIGO ESPIRITUAL
Servindo-o, os erros se desgastam
E as qualidades se expandem como a lua que nasce;
O filho dos Vencedores preza o santo amigo espiritual
Mais do que a seu próprio corpo.

7. REFÚGIO

Os deuses mundanos, eles próprios acorrentados à prisão da
existência cíclica,
Podem proteger alguém?
O Filho dos Vencedores toma refúgio nas Três Raras Perfeições(2)
Que não iludem os que buscam seu amparo.



A MENTE DA ILUMINAÇAO
8. (1) O CAMINHO SEGUIDO PELOS SERES DE PEQUENA CAPACIDADE

O Poderoso ensinou que os sofrimentos
das existências desfavorecidas, tão difíceis de suportar,
são fruto das ações perniciosas.
Mesmo que custe sua própria vida, o Filho dos Vencedores
Jamais comete uma ação nefasta.

9. (2) O CAMINHO SEGUIDO PELOS SERES DE CAPACIDADE MEDIANA

Como uma gota de orvalho na ponta de uma folha de grama
As felicidades das três mundos(3), por sua natureza,
desaparecem num instante.
O Filho dos Vencedores almeja
A imutável e sublime libertação.

10. (3) O CAMINHO SEGUIDO PELOS SERES DE GRANDE CAPACIDADE

“Se todas as mães que me amaram desde um tempo que não teve começo
Permanecem em estado de sofrimento, como posso gozar de minha felicidade?”
A fim de liberar os incontáveis seres
O Filho dos Vencedores faz surgir a mente do Despertar (4).

3.
A MENTE DA ILUMINAÇÃO EM AÇÃO
11. BODHITTITA RELATIVA NA MEDITAÇÃO
Todos os sofrimentos, sem exceção, tem sua origem no desejo da felicidade egoísta.
Os perfeitos Budas provêm de uma atitude dedicada ao bem dos seres.
O Filho dos Vencedores pratica a simples troca de suas alegrias
Pelo sofrimento do outro.

12. NA PÔS-MEDITAÇÃO
Àquele que, dominado pela avidez,
O destitui de todos os seus bens ou incita alguém a faze-lo,
O Filho dos Vencedores dedica
Seu corpo, seus pertences e suas virtudes acumuladas nos três tempos.

13. OS INIMIGOS
Ainda que lhe cortem a cabeça
Sem que tenha cometido a menor das faltas
Por compaixão,
O Filho dos Vencedores
Assume, ele próprio, este ato pernicioso.

14. A MALEDICÊNCIA
Quando os outros espalham por todo o universo
Palavras maldosas a seu respeito,
Com a mente plena de amor
O Filho dos Vencedores responde louvando-lhes as qualidades.

15. O INSULTO
Quando, no meio de uma multidão,
Proclamam seus erros e o insultam,
O Filho dos Vencedores se inclina respeitosamente,
Reconhecendo neles seus amigos espirituais.

16. A INGRATIDÃO
Quando se vê considerado com rancor
Por aqueles que ele amou como filhos,
O Filho dos Vencedores redobra seu amor
Tal como a mãe na doença do filho.

O DESPREZO
Quando seus pares ou seus subordinados,
Sob o jugo do orgulho, o destratam,
Com a mesma devoção que ele tem para com seu mestre
O Filho dos Vencedores os eleva acima de si mesmo.



18. A RUÍNA
Sendo ele atacado por demônios ou doenças terríveis,
Constantemente rejeitado e na penúria,
Intrépido, o Filho dos Vencedores toma sobre si os sofrimentos
E as ações perniciosas de todos os seres.

19. A PROSPERIDADE
Ainda que obtenha tesouros semelhantes aos do deus da riqueza
E seja célebre e respeitado por multidões,
Ao constatar que os esplendores da existência não tem qualquer essência,
• Filho dos Vencedores se mantém livre de orgulho.

20. A RAIVA
Enquanto o inimigo interno da aversão não for dominado,
Os inimigos externos se multiplicarão incessantemente;
• Filho dos Vencedores disciplina sua mente
Com os êxitos do amor e da compaixão.
21. O APEGO
Os prazeres dos sentidos são como a água salgada:
Quanto mais se sorve, mais a sede aumenta.
O Filho dos Vencedores abandona imediatamente
Os objetos que conduzem ao desejo.

O TREINAMENTO NA MEDITAÇÃO DA BODHITTITA ABSOLUTA
22. (l) NATUREZA ILUSÓRIA DOS FENÔMENOS
Todas as aparências são nossa própria mente.
E a mente primordial é livre de toda elaboração.
O Filho dos vencedores reconhece esta verdade E não distingue as características do conhecedor daquilo que é conhecido.

23.
Os objetos de prazer encontrados
São como um arco-íris de verão;
Apesar de sua aparência de beleza, são desprovidos de realidade.
O Filho dos Vencedores abandona o apego.

NA PÓS-MEDITAÇÃO
24. DESAPEGO AO PRAZER ILUSÓRIO
Os vários sofrimentos são como a morte de um filho, em sonhos;
Mas nós nos esgotamos considerando reais as aparências enganosas.
Perante circunstâncias adversas
O Filho dos Vencedores distingue seu caráter ilusório.


AS SEIS PARAMITAS
25. (1) A GENEROSIDADE
Se o aspirante ao Despertar precisa sacrificar até o próprio corpo,
Será preciso aludir aos objetos exteriores ?
Sem esperar recompensa ou resultado (favorável),
O Filho dos Vencedores pratica sua generosidade.

26. (2) A DISCIPLINA
Já que sem ética não atingimos sequer o nosso próprio bem,
É irrisório querer realizar o bem de outro.
O Filho dos Vencedores preserva uma ética
Livre dos desejos mundanos.

27. (3) A PACIÊNCIA
Para os Filhos dos Vencedores que desejam as riquezas do bem
Todos os males são como preciosos tesouros.
Sem querer o mal a quem quer que seja,
O Filho dos Vencedores exercita a paciência.


28. (4) A PERSEVERANÇA

Podemos ver os Sravakas e Pratiekabudas,
Que, apesar de buscarem apenas o seu próprio bem,
Empenham-se, como quem quer impedir que uma chama súbita arda sobre sua cabeça,
O Filho dos Vencedores, pelo bem de todos os seres,
Desenvolve a perseverança, fonte de todas as qualidades.

29. (5) A CONCENTRAÇÃO
Sabedor de que a visão penetrante perfeitamente unida à Mente pacificada
Elimina completamente as distorções
O Filho dos Vencedores se empenha na meditação,
Ultrapassando de modo perfeito as quatro absorções do Sem-Forma.

30. (6) A SABEDORIA
Na ausência da Sabedoria transcendente
As cinco Perfeições não podem conduzir ao perfeito Despertar;
Associando- se ao Método (compaixão), o Filho dos Vencedores
Cultiva a sabedoria livre da concepção dos três círculos.


O SUPORTE À PRÁTICA DAS SEIS PARAMITAS
AS QUATRO INSTRUÇÕES
SUTRAS

(1) EXAMINAR E ABANDONAR Os ERROS
A conduta sem visão analítica
Pode levar, sem defeito aparente, à pratica errônea da Doutrina.
Incessantemente, o Filho dos Vencedores examina seus erros
E os abandona.


32.
Sob o domínio das alucinações,
Mencionar os erros de outros Filhos dos Vencedores
Causará nossa degeneração.
O Filho dos Vencedores se abstém de notar os erros
Dos que se dedicam ao Grande Veículo.
33.
As disputas com uns e outros sobre ganhos e respeito
Deterioram o estudo,
O Filho dos Vencedores abandona o apego
Ao lar de seus amigos e benfeitores.

34.
Perturbar a mente alheia com palavras duras
Altera a pratica dos Filhos dos Vencedores;
Estes abandonam também a linguagem injuriosa,
Tão desagradável aos outros.

35.
Acostumar-se às distorções torna inócua a aplicação de seus remédios;
Vigilante e atento,
O Filho dos Vencedores empunha a arma dos antídotos
E reduz o apego e qualquer outra perturbação
No momento em que apareçam.
36.
Em suma, qualquer que seja a atividade a que se dedique,
Consciente do estado de sua mente,
O Filho dos Vencedores faz o bem aos outros
Com atenção e vigilância constantes.
37.
Para que se dissipem os sofrimentos dos seres,
Com a sabedoria perfeitamente pura dos três círculos
O Filho dos Vencedores dedica ao Despertar
Todas as virtudes que acumulou com zelo.

Seguindo os ensinamentos dos santos mestres
compus estas “Trinta e Sete Práticas”,
O significado dos Discursos, dos Tantras e dos Tratados
Para os que desejam aplicar-se ao caminho dos Filhos dos Vencedores.
Por serem parcos meus conhecimentos e medíocre minha inteligência,
Minha retórica poderá não agradar aos eruditos,
Entretanto, por ter-me baseado na palavra dos santos e nos Discursos
Penso que estas praticas dos Filhos dos Vencedores são fiéis.
Entretanto, para um ser de inteligência fraca como a minha
É difícil medir a profundidade e amplitude da conduta dos Filhos dos Vencedores;
Por isto, solicito a indulgência dos santos mestres
Para as contradições, inconsistências e outros erros (eventuais),
Pelos méritos desta composição
Possam todos os seres,por meio da suprema Mente do Despertar
relativa e última,
Igualar-se ao Protetor Avalokiteshvara
Sem permanecer nos extremos da existência e da quietude.
Pelo bem de todos e seu próprio este (texto) foi composto na Gruta
de Mercúrio Precioso pelo monge Thogs-med, erudito nas Escrituras
e na Lógica.

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