Maitreya: "O Amor"
LAMA YESHE
["No
ensinamento dos cinco Buddhas terrestres, já presente no Hinayana mas
desenvolvido completamente primeiro pelo Mahayana, Ele é a incorporação de todo
amor. É esperado que ele entre no futuro como o Quinto e Último dos Buddhas
terrestres. O culto de Maitreya é muito grande no Budismo Tibetano. O Seu Céu
(Terra Pura) é Tushita ("a jovial") pelo que o santo Tibetano
Tsonghkapa nomeou o primeiro monastério que ele fundou. É esperado que Maitreya
apareça ao redor de 30.000 anos no por vir, como o Mestre mundial. Ele é
descrito iconograficamente em um assento elevado, com os pés descansando no
chão como um sinal da sua prontidão surgida do assento dele e ao aparecer no
mundo. Se os cinco Buddhas terrestres (Krakuchchanda, Kanakamuni, Kashyapa,
Shakyamuni e Maitreya) são visto como análogos às cinco famílias de Buddha
(buddhakula), então as qualidades de Maitreya correspondem aos da família de
karma da sabedoria toda-realizada". de "A Enciclopédia de Filosofia e
Religião Oriental"]
Uma
Breve História de Maitreya
pelo
Venerável Lama Thubten Yeshe
Ensinamento
dado no Maitreya Institut, Holanda, em setembro de 1981.
Incontáveis
Aeons atrás, Maitreya, enquanto fazia muitos oferecimentos, fez os votos de
bodhisattva do Tathagata do Grande Poder (Tub chen), na presença de muitos
outros Buddhas. Naquele momento em diante ele [prometeu] guiar os seres
incontáveis sensíveis ao longo do caminho dos três treinamentos mais altos
(disciplina, concentração e sabedoria) conduzindo-os assim pelos três veículos
(shravaka, pratyekabuddha e bodhisattva) para a iluminação.
Enquanto
praticava como um bodhisattva, ele se especializou na meditação do grande amor.
Ele não só ensinou este caminho a outros, mas meditou continuamente nisto. Ele
estacionava freqüentemente nos portões de uma cidade e contemplava em bondade.
Tão poderosa era a sua meditação que as pessoas vindo e passando pelos portões,
se elas passassem perto bastante para tocar os pés dele, elas recebiam a
realização do grande amor. Isto grandemente agradou a todos os grandes seres
das dez direções. Os Tathagatas [budas] se alegraram com as ações dele e
predisseram isso: que nas vidas futuras dele, como um Bodhisattva e como um
Buddha, ele seria conhecido com o nome de "Amor " (Maitreya =
Jhampa). Isto é como ele recebeu o seu nome.
Em
uma vida ele nasceu como um dos mil filhos de um grande rei. Este rei quis
saber em que ordem os filhos dele seriam iluminados, assim ele pôs todos seus
nomes em uma tigela, então tirou os nomes um por um da tigela. O nome de
Maitreya era o quinto e o do Buddha daquela idade, o Tathagata Conhecimento
Ilimitado predisse que ele seria o quinto Buddha da era presente, assim
como Shakyamuni seria o quarto.
Eventualmente,
Maitreya avançou por todos os níveis de desenvolvimento espiritual. Ele
alcançou o décimo grau de um bodhisattva, a fase mais alta, e depois se tornou
um Buddha completamente iluminado. Tendo alcançado este nível de perfeição
extrema, ele se manifestou em muitos aspectos diferentes em campos de Buddha
incontáveis, e no momento o domicílio particular dele é a Terra Pura de
Tushita. Lá ele dá ensinamentos de mahayana a incontáveis discípulos
bodhisattva avançados, e foi em Tushita que ele ensinou os cinco textos famosos
dele ao grande arya que é Asanga. Maitreya também deu muitos outros
ensinamentos conforme as necessidades de discípulos diferentes. Ao longo das
dez direções do espaço, ele se parece como mestres espirituais incontáveis,
conduzindo os seres inumeráveis assim ao longo do caminho para Plena
Iluminação.
Eventualmente
tempo virá para Maitreya aparecer como o quinto Buddha universal desta idade
mundial e virar a roda de dharma para o benefício de todos. Isto entrará da
maneira seguinte: No futuro, por causa do crescimento da ilusão, se degenerarão
os seres que moram neste mundo. O seu tempo de vida diminuirá e se encherão de
muito sofrimento. Quando a probabilidade de vida humana encurtar para só dez
anos, Maitreya se manifestará na forma de um grande líder espiritual e
demonstrará o caminho da virtude. Ele espalhará os ensinamentos particularmente
em bondade e, como resultado, a fortuna dos seres neste mundo começará a mudar.
Como eles deixam as suas atitudes iludidas e prejudiciais gradualmente, as suas
vidas aumentarão. Depois de muitas idades
a probabilidade de vida dos humanos aumentará enormemente e então
lentamente diminuirá novamente até que será aproximadamente de cem anos. De
acordo com a profecia de todos os Buddhas e da própria promessa dele, este será
o tempo quando Maitreya Buddha aparecerá neste mundo como um professor
universal.
O
pai dele será chamado o Brahmin da Grande Compaixão e a mãe dele A Jovem-Bela.
Maitreya nascerá ao lado dela quando ela se levantar em um jardim da floresta,
e a grande família do Indra celestial receberá o buddha nascido de novo com
grande devoção. Imediatamente o bebê Maitreya dará sete passos em cada das
quatro direções, e em cada mancha que ele colocar os pés dele, um tesouro de
flor de lotos aparecerá. Então ele
declarará, " eu sou o salvador não superado do mundo e vim para liberar
todos os seres do sofrimento. Este será meu último renascimento; não haverá
nenhuma reencarnação adicional para mim ". Ao ouvir isto, todos os seres
elevados e espíritos do mundo se alegrarão, executando muitos atos de
purificação e apresentando oferecimentos magníficos a ele. O pai orgulhoso dele
o levará então ao redor da cidade de forma que os cidadãos também poderão
alegrar-se com o tesouro novo. Deusas bonitas lhe oferecerão flores e as
grandes salvas predirão que naquela mesma vida ele se tornará um Buddha
completamente iluminado.
Depois
disso, ele seguirá a vida de um príncipe real. Quando o tempo vier para ele ser
educado, Maitreya será o melhor de quatro mil e oitenta estudantes e quando
estiver na hora para se casar, Maitreya terá muitas esposas com quem ele viverá
por muitos anos. Então um grande festival religioso de Brahmins acontecerá no
reino dele. Durante este festival, demonstrará Maitreya que ele veio perceber a
natureza impermanente dos fenômenos e, vendo os exemplos de monges ascéticos,
declarará a renúncia dele da existência cíclica e a intenção dele para deixar
os ambientes reais dele e seguir o modo religioso de vida. Esta decisão chocará
assim grandemente os que estiverem ao redor dele e o palácio inteiro e todas
suas esposas voarão para cima do espaço.
Depois
disso, tendo feito sua decisão para
abandonar o modo real de vida, Maitreya partirá para a floresta. Todos os seres
celestiais e santos se alegrarão com a resolução dele e oferecerão orações para
o sucesso dele, protegendo-o e o
venerando. Seguindo o exemplo dele, muitos das esposas dele e mil e quarenta
acompanhantes dele junto com numerosos moradores da cidade seguirão depois dele
em grande devoção e também tomarão ordenação como religiosos.
Durante
sete dias, Maitreya seguirá o modo ascético de vida, contendo-se de toda a
comida e bebida. Então ao surgir de um estado de concentração meditativa
profunda, Maitreya receberá uma tigela de leite de uma esposa dele. Refrescado
por isto, ele assumirá a postura de diamante de pernas cruzadas e fará a
determinação firme de subir em meditação até que a iluminação seja alcançada.
Aquela noite ele derrotará todas as interferências demoníacas e forças
negativas (mara) e no meio da noite entrará em estado de absorção profunda.
Finalmente, com o sol nascente na manhã seguinte, Maitreya diante da realidade
alcançará iluminação plena de muitas idades e demonstrará isto por causa dos
discípulos afortunados dele o conseguimento complete da Buddhahood perfeita.
Então, da mesma maneira como todos os Buddhas do passado, presente e futuro,
Maitreya conduzirá os seres incontáveis para fora do sofrimento e ao longo do
caminho para a iluminação espiritual.
Durante
sete dias depois da demonstração dele de iluminação, Maitraya permanecerá em
silêncio, observando os discípulos
futuros dele. Então Indra, o rei dos seres celestiais, apresentará uma roda dourada e os objetos universalmente
bonitos dos cinco sentidos, lhe pedindo
que vire a roda do dharma para o benefício de todos. Com respeito a este
pedido, Maitreya ensinará as quatro verdades nobres e assim conduzirá muitos
milhões de discípulos à liberação.
Durante
a longa carreira pedagógica dele, Maitreya virará a roda de grandes
ensinamentos três vezes e cada tempo multidões incontáveis de discípulos virão
escutar. Estes ensinamentos serão eventos enormes que não só atraem os
discípulos meramente humanos, nascidos na terra, mas muitos seres celestiais,
dakas, dakinis e seres de outros reinos. Muitos desses ajuntados para receber
estes ensinamentos se tornarão arhats imediatamente, bodhisattvas e Buddhas completamente iluminados. Pelo poder
do corpo santo dele, fala e mente, conduzirá Maitreya e satisfará a todos esses
ajuntados de acordo com as necessidades individuais deles/delas e suas
capacidades. A alguns ele dará instruções de hinayana, a outros ele dará
mahayana. Deste modo, ele conduzirá os discípulos incontáveis pelos três veículos
para liberação e iluminação.
De Maitreya por Lama Thubten Yeshe
Um
comentário do Kriyatantra de Maitreya
dado
em Maitreya Institut, Holanda em setembro, de 1981.
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